Amigas

sábado, 30 de abril de 2011

Dúvida cruel!!!Artesãos ou Artesões???

"TODO MUNDO ERRA, SÓ EU QUE NÃO RELO"......rs

Essa postagem é um alerta para todas nós artesãs, pois temos essa dúvida na hora de escrever.....rs ou não??quem nunca teve que atire o primeiro "NÃO"..!!

Mesmo no mundo virtual temos que tentar escrever corretamente e se surge alguma dúvida contamos com o Google o novo "PAI DOS BURROS" (como era chamado antigamente...rs bem antigamente...o bom e velho dicionário).

Em nossos blogs e sites o que... e como.... escrevemos é muito importante, vocês sabem a primeira impressão é a que fica!!!

Eu, Carla Pessoa, sempre escrevi Artesãos (plural de artesão, por uma regrinha aprendida lá na infância...), mas de vez em quando me deparo com o plural Artesões.....qual será o certo??
Vamos para uma breve explicação para não errarmos mais...ok?



"Cuidado com os plurais “artesãos” e “artesões”, pois eles não significam a mesma coisa.


“Artesãos” é o plural de “artesão”, o artista.


“Artesões” é o plural de “artesão”, o enfeite de abóbada.



Assim sendo, "Os artesões da igreja foram produzidos por artesãos pernambucanos".



oh coisa parecida!!!mas como todos nós sabemos nem tudo que é parecido é igual...rsrs

Espero que essa explicação tenha ajudado, nunca é tarde para aprender concordam??


Amigas associadas Fuxico da Arte enviem fotos de trabalhos com o tema: "Dia das Mães" para o e-mail grupofuxicodaarte@gmail.com

"Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar."

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fuxico da Arte na estrada...


Olá..neste feriado de páscoa passeando pela cidade de São Pedro conheci a associação  Art´s Trama e não poderia deixar de  publicar uma matéria para que todos os nossos seguidores e associados conheçam um pouquinho deste trabalho, para agregar conhecimento ao nosso trabalho e quem sabe futuro intercâmbio de artesões...afinal nosso objetivo é somar e aprender cada dia mais...e este é o lema de quem realmente veste a camisa Fuxico da arte.

 

A associação possui sede  localizada no Parque Maria Angélica Manfrinato, na  Rua Maestro Benedito Quintino,  s/n.:

e tbém comercializa seus produtos no parque do Cristo em parceria com o restautante mirante do Cristo (ponto turístico da cidade) e na pça com a feirinha de artesanato e aulas ministradas pelas associadas.

Representou a cidade de São Pedro no Festival da Cultura Paulista Tradicional denominado Revelando São Paulo no ano de 2010.

E administrada pelas Associadas Presidentes Mercedes, Cleusa e Cristina.


Segue abaixo alguns trabalhos das associadas colocados a venda na sede - lojinha da associação...objetivo que o Fuxico da Arte pretende alcançar a casa do artesão:























Que artesã consegue passar sem bisbilhotar tudinho, trocar idéias, contatos, enfim divulgar nosso trabalho.

mais alguns trabalhos para vocês apreciarem




Fomos recebidos por Tiago que nos explicou um pouco sobre o funcionamento da associação.

Conheça um pouco da história da criação da associação pelo link abaixo:








E para nossa agradável surpresa..eles também possuem um trabalho com reciclagem e fotografei um pouquinho para todos conhecerem e apreciar mais esta sementinha da conscientização ambiental por meio da arte.



garrafas pets pintadas


potes de sorvetes decorados


puffs de garrafa pet



o fundo da garrafa pet como base da poltroninha



Um resumo do Projeto da Associação:



A Associação Art´s Trama de Artesãos de São Pedro e Região e o Rotary Club de São Pedro conseguiram a aprovação do Projeto Tecendo Tramas, que propõe a qualificação profissional de mulheres de baixa renda, que necessitam de uma complementação financeira para o sustento familiar.

A qualificação profissional será feita na forma de um curso gratuito que visa ensinar a técnica artesanal de tear com sobras de tecido recicláveis. Com esta técnica é possível produzir tapetes, caminhos de mesa, aparadores de panelas, tudo de forma sustentável, pois há o aproveitamento das sobras de tecidos das indústrias têxteis de São Pedro.

As sobras de tecidos geralmente são descartadas pelas indústrias, tornando-se lixo. Com a técnica artesanal, é possível reciclar as sobras de tecido, transformando-as em produtos com durabilidade, de fácil limpeza, fácil absorção de líquidos, com design diferenciado. A técnica de tear com tecido chama a atenção dos consumidores, acrescido da vantagem de ser ecologicamente correto, contribuindo para a reutilização de material que se tornaria lixo poluente.

Ao término do curso, as participantes serão convidadas a se associarem à Associação Art´s Trama, que lhes dará o suporte para a confecção (empréstimo dos teares e coleta das tiras de tecido junto às indústrias locais) e a comercialização dos produtos, desde que estejam dentro dos padrões de qualidade definidos pela entidade. A comercialização dos produtos é feita na loja da associação, que fica no Parque Maria Angélica, ou na loja virtual (www.associacaoartstrama.com.br), além de feiras regionais, estaduais e nacionais e em contatos com potenciais empresas compradoras.

Espero que vcs tenham gostado da postagem e aguardem a próxima visita do Fuxico da Arte...se vcs pertencem a  alguma associação ou possuem um grupo de artesãs..mandem p/ gente o endereço..quem sabe não conseguimos nos agendar e fazer uma visita.







quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vamos conhecer a Sutaco?

A Associação Fuxico da Arte tem a Sutaco como parceiro, e hoje queremos que você artesã conheça um pouco mais o trabalho que eles desenvolvem a nosso favor.

ATUAÇÃO
No exercício de sua atividade, o artesão enfrenta sérias dificuldades, quer no que se refere ao reconhecimento profissional, quer na comercialização dos seus produtos. Com o objetivo de atender a essas necessidades e outros anseios destes profissionais, a Sutaco desenvolve ações e presta serviços, cujas metas visam organizar e fortalecer o setor desta atividade, que integra a economia do Estado e, por conseqüência, do país, com relevância e magnitude, além de revelar e preservar a cultura e a tradição do povo paulista.

A Sutaco após avaliar, classificar e quantificar o artesanato, emite Carteira de Identificação de Artesão, credenciando-o como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal, cursos de qualificação e requalificação profissional, divulgação, apoio à comercialização, exportação, consulta à biblioteca especializada, acesso ao microcrédito, com financiamento do Banco do Povo, com juros de 1% ao mês e orientação técnica e jurídica.

Faz parte dos objetivos da Sutaco recuperar as formas primitivas do "saber fazer" e proporcionar aos artesãos a capacitação técnica e gerencial voltada para atender a demanda e as exigências do mercado atual, por meio de cursos específicos.


A Sutaco divulga artesanato do estado de São Paulo e do Brasil no programa Sr. Brasil na TV Cultura





Assistam nessa quinta-feira e prestigiem o artesanato!!!

"Juntos somos mais fortes e iremos mais longe" e vocês ainda tem alguma dúvida??

terça-feira, 26 de abril de 2011

Publicações de nossas Associadas

Hoje trouxemos com muito orgulho algumas publicações de nossas associadas, sentimos orgulho sim de ter artesãs de grande valor acreditando em nosso trabalho e vestido nossa camisa, obrigada meninas pela confiança!!!


Publicações de Luciene Guedes com Bartira Mourato quando tinham o Ateliê Balu Artes
Publicação do trabalho de Wanda Fornazieri no jornal Expresso Popular
Publicação dos trabalhos de Priscila Pistilli - Pri by Ricos
Lembramos que se você associada tiver alguma publicação de seu trabalho em revistas, jornais, envie para gente divulgar para o e-mail grupofuxicodaarte@gmail com nome de Assunto:"Publicações"

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fuxico da Arte no jornal Reação

Um poquinho atrasada eu sei..mas antes tarde do que nunca...rs
a nossa participação no dia do Artesão no projeto Ágora Arte na Praça teve uma citação no  jornal Reação  da cidade de Cubatão, cidade que ocorreu o evento confiram.....


Associação Fuxico da Arte com a superintendente da Sutaco Soninha

Aguardem que isso é só o começo!!!Juntas somos mais fortes e iremos muito mais longe!!!!Acredite!

domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa - Jesus Vive!!!


Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.
A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.ELE VIVE!!!
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que este seja o verdadeiro da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.
Feliz Páscoa para todos!!!

  
  
Juntas somos mais fortes e iremos mais longe!!!
"O teu entusiasmo determina o teu sucesso" I Sm. 17:32

sábado, 23 de abril de 2011

PAP's de Páscoa da Wanda Fornazieri

Ontem as meninas do grupo eco-artesãs publicaram um pap com molde e tudo mais....confiram entrem no blog e aprenda a fazer, se você artesã/associada Fuxico da Arte tiver um PAP seu e quiser ver aqui publicado em nosso blog envie hoje mesmo para o e-mail grupofuxicodaarte@gmail.com com assunto PAP para o blog. Esperamos seu PAP!!!
Lembrando que essa peça seria ensinada em uma aula que a chuva atrapalhou no dia do Artesão lembram??











sexta-feira, 22 de abril de 2011

Você consegue fazer olhinhos??

Olá pessoal hoje estamos trazendo um trabalho muito interessante de uma de nossas artesãs Bartira Mourato do blog Barraco de Farrapo visite-a, ela teve uma ótima idéia para resolver alguns problemas de nós artesãs a pintura de olhos, tarefa difícil e para muitas quase impossível.
Bartira fez uma parceria bem legal com o Mix Criativo onde está vendendo seus olhinhos.
Verifiquem alguns de seus olhinhos disponíveis pintados em tecido e Bartira ainda explica direitinho como aplicá-los, para conferir todos os modelos visite seu blog Barraco de Farrapo.




Ficamos muito felizes em poder compartilhar as conquistas das atesãs da baixada santista, ainda mais sendo uma de nossas associadas.
Você associada que deseja ver aqui no blog seu trabalho, sua idéia, passo a passo, seu blog ou publicação envie hoje mesmo para nosso e-mail:grupofuxicodaarte@gmail.com não esqueça de especificar o assunto.


"O teu entusiasmo determina o teu sucesso" I Sm. 17:32

Mais artes!!!

Não poderia deixar de postar hoje mais alguns trabalhinhos recentemente enviados para nossa galeria de páscoa, nossas amigas correram e terminaram alguns trabalhos e nos enviaram suas artes recem terminadas, 
queremos lembrar a nossas associadas que já estamos recebendo fotos e sugestões de presentes para o dia das Mães envie suas fotos para grupofuxicodaarte@gmail.com assunto:"Galeria dia das Mães"


Confiram os trabalhos de Bebé Artes by Roberta e Rosi Rapussi




"O teu entusiasmo determina o teu sucesso" I Sm. 17:32

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fuxico de Páscoa



Nossas associadas prepararam muitas artes para você presentear nessa páscoa, lembre-se Artesanato é um presente único e inesquecível.



Que nessa Páscoa possamos comemorar o seu real sentido a Ressureição de Cristo!
a Associação Fuxico da Arte deseja a todos uma Feliz Páscoa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Maratona de PAP's de Páscoa

O Blog do Grupo Eco-Artesãs está promovendo essa semana a maratona de PAP's e idéias para páscoa, vamos prestigiar e coloborar com o blog que faz parte do Fuxico Consciente com trabalhos com Artesanato Verde.
Nosso compromisso com o meio ambiente


opções de Eco-Artesanato de nossas associadas pote de sorvete com coelhos...da Luciene Guedes - Costurinhas da Lu visitem seu blog e acompanhem seu blog
Mais uma opção de Eco-Artesanato para páscoa de Pri by Ricos também associada Fuxico da Arte

Esse lindo coelho terá um PAP na próxima quinta no blog do Grupo Eco-Artesãs e quem vai explicar com detalhes como fazê-lo é nossa diretora de Projetos Wanda Fornazieri
Gostaria de deixar nosso beijo a amiga Wanda Fornazieri que não pôde comparecer em nossa reunião de sábado, pois passou por uma cirurgia nos olhos, estamos aguardando seu pronto restabelecimento Wandinha...todas oramos e estamos orando por você!!!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...