Amigas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SAIBA COMO FOI A REUNIÃO DA COPA

Ontem, a SUTACO promoveu a 1ª Reunião de Artesanato para a Copa cujos assuntos principais eram as oportunidades que o evento pode promover ao setor artesanal e como os artesãos já podem ir se preparando em questão de desenvolvimento de produto e design.
Na ocasião, houve a apresentação da Secretária Executiva do Comitê Paulista, Raquel Vernadecci, falando sobre os lugares e pontos turísticos que serão impactados pelo evento, como o desafio e a oportunidade estão na compatibilização das demandas da cidade com as demandas do evento e como alguns tipos de produto podem ter mais sucesso nas vendas para os turistas, delegações internacionais, imprensa e para os próprios paulistas.
Para falar brevemente sobre os serviços do SEBRAE e em como as pessoas podem contar com os cursos de capacitação em gestão para se prepararem para a Copa, foi convidada a Dra. Heidi Muller Ferreira.
Encerrando o ciclo de palestras, Ivo Pons do Design Possível falou sobre a importância do design para as vendas de artesanato, embalagem e promoção. Além disso, ele contou um pouco da história do produto e como promover, estimular, discutir, estudar e aplicar o design transformando a sociedade em sustentável e justa.
Ao fim do evento, os artesãos presentes puderam fazer suas perguntas aos palestrantes.

Orientação SUTACO:
- Os artesãos que quiserem ter oportunidade de apresentar seus trabalhos sobre a Copa devem enviar um e-mail para copa2014@sutaco.sp.gov.br com as fotos de seus produtos em anexo e com as seguintes informações:
Assunto: Copa 2014 – Reunião 1
Nome:
Telefone:
Número da Carteirinha SUTACO:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
Considerações: (nesse espaço você pode falar sobre as expectativas para a Copa, as ideias que tem para produtos, as oportunidades que gostaria de ter, como você acha que a SUTACO pode te ajudar, enfim, o que quiser falar).


Contato dos Palestrantes:
Estamos passando os contatos dos palestrantes, contudo, como foi dito no evento, a centralização de todos os procedimentos será feita pela SUTACO. Dessa forma, contatos para próximos passos e orientações sobre a Copa devem ser feitos para a SUTACO através do e-mail:copa2014@sutaco.sp.gov.br ou através do telefone: (11) 3241-7333

Raquel Verdenacci
Secretaria Executiva do Comitê Paulista
Telefone:  (11) 3913-8880


Heidi Muller Ferreira
SEBRAE
Telefone: 0800 570 0800


Ivo Pons
Design Possível
Telefone: (11) 4102-4182

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

2ª Caminhada Fuxico da Arte - Tá chegando!


Está chegando nosso dia de literalmente queimar as gordurinhas.

E aí vão algumas dicas bem legais para que seja um sucesso, com traquilidade e alegria:

1º - Filtro solar
2º - Boné
3º - Água
3º - E o mais importante: MUITA ANIMAÇÃO

Nossa caminhada será no dia 02 de fevereiro às 9 horas
Saída: Posto 2 - Santos (Surfista)
Ponto de encontro: Posto 2

Antes de iniciar nossa caminhada vamos fazer alongamento e iremos caminhando até o canal 4 onde faremos uma paradinha para tomar uma água de coco e mais um alongamento, retornando para o canal 2 novamente.
Lá teremos uma tenda armada para aproveitar a praia e guardar seus pertences.
Vai ser uma ótima oportunidade de estarmos juntas num evento totalmente fora do comum.
OBSERVAÇÃO: NO CASO DE CHUVA O EVENTO SERÁ REMARCADO. 


Antes de saírem para nosso encontro, deem uma olhada em sua caixa postal. Pois, qualquer alteração será enviada por email.


Quem puder, aproveite para trazer sua família pra participar. 

É assim que começaremos o ano: Caminhando Juntas

Pois: juntas somos fortes e iremos mais longe

E se você não é associada venha nos fazer companhia também!


Assembléia Geral Extraordinária - 26 jan 13

Leitura do estatuto

Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal


Diretoria e ConselhoAAFA
Turma de Praia Grande sempre animada






Atenção total e muitas anotações
Todas Muito atentas
A Palavra agora é CAPACITAÇÃO
Amigas e parceiras
Muita emoção em nossa oração
Diretoria com muito trabalho
Secretaria e Tesoureira . muito trabalho
Aniversariantes fizeram a festa




"O teu entusiamo, determina o seu sucesso"

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Segredo é: INFORMAÇÃO!



O artesanato recebe várias definições, mas ninguém nega sua importância no cenário econômico. Seja na versão tradicional através de referências culturais ou sob o aspecto moderno com a utilização de formas e moldes, o fato é que ele gera emprego, renda e bons negócios.

Para ter sucesso em seu trabalho, o artesão deve ter cuidado especial no acabamento final da peça e com a embalagem, que é parte fundamental. Uma bela embalagem muda o visual do produto, tornando-o mais atrativo - em casas especializadas encontram-se sacos e caixas a preços acessíveis.
Atendimento, vestimenta, higiene, limpeza e organização dos produtos também são fatores importantes, principalmente para as pessoas que montam barracas em feiras. Faça propaganda de seus produtos através de cartões de visita, internet (blog e/ou site), jornais, lojas virtuais, entre outros. 
Procure assistir programas de TV que apresentem matérias artesanais do tipo “Faça Você mesmo”.
Visite feiras e exposições dos grandes fabricantes para conhecer novos produtos, técnicas, coleções e tendências. Cursos, para aperfeiçoamento também são importantes. 
Procure informações e conhecimentos no SEBRAE, SUTACO, SESI, SESC, SENAC, SENAT Prefeituras (através dos departamentos de cultura, turismo ou ação social que tem programas de inclusão produtiva), entidades sociais, igrejas e lojas de artesanato. Na hora da compra uma boa dica é juntar-se com mais pessoas que utilizam um mesmo produto e adquirir em quantidade maior, enfim quem compra mais pode obter maiores descontos dos lojistas.
Para quem fabrica comida artesanal e sabonetes é preciso estar atento as leis de vigilância sanitária e o código do consumidor.
Para o meio ambiente (árvores, raízes, sementes, queima de produtos) procure orientações no IBAMA.

Vale lembrar ainda que os produtos, mesmo artesanais, precisam apresentar informações técnicas, isto é, material utilizado para a confecção da peça; principalmente quando o produto for para exportação.

O Fuxico da Arte Espera Você!! 

 "O seu entusiamo determina o seu sucesso!!!"

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Capacitação de Artesãos e Multiplicadores - MACRO AÇÕES DO PAB

Cursos de capacitação de artesãos e multiplicadores abordando os temas: empreendedorismo, manejo da matéria-prima (natural e reciclada), produção, design, embalagens, elaboração de preço, divulgação e comercialização, bem como orientações para a organização do setor (associativismo, cooperativismo) nos diversos estados brasileiros, em parceria com entidades indicadas pelas Coordenações Estaduais. 
O objetivo da ação visa disponibilizar informações e ferramentas que favoreçam a avanço dos processos gerenciais, produtivos e comerciais das unidades de produção artesanal, visando sua consolidação no mercado, e, conseqüentemente, contribuindo para o avanço da qualidade de vida dos artesãos, considerando o desenvolvimento do potencial humano, que envolve autoconceito e auto-estima, além da inserção no contexto da cultura, dos sistemas de valores da comunidade ou da região, valorizando e fortalecendo as inter-relações e a convivência social, de modo a alcançar a realização pessoal, profissional e econômica, além do resgate da cultura regional.



O Fuxico da Arte Espera Você!! 

 "O seu entusiasmo determina o seu sucesso!!!!"

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AGENDE-SE


A feira de Patchwork mais tradicional do Brasil está chegando e num local super bem estruturado e com mais expositores também.

Você não vai ficar fora dessa né?

A Associação Fuxico da Arte estará com Caravanas Saindo de Santos e Cubatão 

    Preço diferenciado para Associadas

Informações:

Santos -    Walkiria  97298529 - 3021 1237
Cubatão -  Raquel   97101028 - 3329 0081

Conheça o PAB - Programa do Artesanato Brasileiro


Contextualização

O Programa do Artesanato Brasileiro - PAB está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, conforme Decreto nº 1.508, de 31 de maio de 1995, compondo a estrutura da Secretaria de Comércio e Serviços.
O PAB atua na elaboração de políticas públicas envolvendo órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de entidades privadas, priorizando a geração de ocupação e renda, e o desenvolvimento de ações que valorizem o artesão brasileiro, majorando seu nível cultural, profissional, social e econômico.
O PAB é representado em cada uma das 27 Unidades da Federação por meio das Coordenações Estaduais do Artesanato.


Finalidade

O PAB tem como principal objetivo a geração de trabalho e renda e a melhoria do nível cultural, profissional, social e econômico do artesão brasileiro.
As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da consideração de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.
A finalidade do PAB é coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão, desenvolver o artesanato e a empresa artesanal. Nesse sentido, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais brasileiros.
O Programa é responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional, contando com a parceria das Coordenações Estaduais de Artesanato, unidades responsáveis pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do segmento. As Coordenações Estaduais integram a estrutura de órgãos do estado.

Fonte: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2046


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Assembléia Extraordinária - AAFA - 26 de janeiro - ACIC Cubatão

Local: Acic Cubatão/SP
R. Bahia171 - Vl Paulista 
Horário: 14:00 hs


14:00hs (Raquel Peralta)

- 1ª chamada Assembléia Extraordinária Geral AAFA 

15:00HS
- 2ª chamada Assembléia Geral Extraordinária
Assinatura Ata e lista de presença
- Estatuto, Votação da diretoria e Conselho Fiscal.
- Posse Biênio 2013/2015


Fuxico da Arte espera por você !!! Até sábado ...


 Fuxico da Arte Espera Você!! 

 "O Teu entusiamo determina o seu sucesso"

domingo, 20 de janeiro de 2013

Publicação de Edital de Convocação - Assembléia Geral Ordinária


Nota de convocação - Jornal Acontece - Cubatão/SP - 15/01/2013

Fórum de Artesanato de São Vicente


Aconteceu no dia 19 de janeiro na Câmara Municipal de São Vicente o Fórum de Artesanato de São Vicente que contou com a presença da representante da SUTACO Isabella Moraes que discursou sobre as importância e benefícios do artesão fazer parte da instituição. 
O Presidente do Conselho de Cultura Sr. Mauricio esclareceu a todos quanto a importância do artesanato no 3º setor (constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público). 
A prefeitura de São Vicente estava lá representada pelos secretários da Cultura de Secretário da Habitação. 
A representante da Associação Artesãos Calunga de Artesãos Sra. Débora, salientou a importância de eventos desse porte na cidade e ainda mais contando com a presença de artesão de toda região e com muita emoção, salientou o sucesso do evento que teve como objetivo formular propostas, projetos e soluções que irão ajudar na formulação de políticas públicas para o setor.
A Associação Fuxico da Arte esteve presente com artesãs de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. A presidente da AAFA Raquel Peralta em breve discurso elogiou a iniciativa e colocou a Associação Fuxico da Arte a disposição para ajudar e contribuir para o crescimento do artesanato na cidade.
As artesãs foram contempladas com uma linda apresentação do Coral da cidade que interpretou lindas canções de MPB e com um encerramento emocionante cantando "Marcas do que se foi - The Feevers", que fez com que todos cantassem numa só voz.

               Associadas e diretoria AAFA marcando presença no 1º Fórum de artesanato de São Vicente


O Fuxico da Arte Espera Você!! 


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reunião de Diretoria - Santos/SP

Aconteceu no dia 16 de janeiro a primeira reunião de diretoria da AAFA/2013.
Nessa reunião foram traçada metas e objetivos para incrementar o trabalho artesanal das associadas durante o ano de 2013..
Entre os Assuntos em pauta foi elaborado o catálogo de feiras que a Associação participará, além da agenda de cursos, palestras e capacitações do mês de fevereiro.

Lembrando que nossa reunião mensal acontecerá no dia 26 de janeiro na ACIC - Cubatão/SP às 14 horas.
Contamos com a participação de todas.
Fiquem ligadinha em nosso FACEBOOK e em seus emails e acompanhem as novidades.





O Fuxico da Arte Espera Você!! 

Resultado da seleção para reunião Artesanato COPA 2014


Atenção artesãs que se inscreveram para a 

reunião de artesanato para Copa 2014 
Fiquem atentas à convocação e a data da reunião através 

do site da SUTACO:



O Fuxico da Arte Espera Você!! 

"O teu entusiasmo determina o teu sucesso" I Sm 17:32

domingo, 6 de janeiro de 2013

O Fuxico da Arte Espera Você!! 

 "Juntas somos mais fortes e iremos muito mais longe!!!!"



Um pequeno texto para reflexão

Mensagem por Pr Marcos em Sex Mar 12, 2010 3:31 pm
A FABULA DO CAVALO E O PORCO.

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse: 
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo. 
Neste momento, o porco escutava a conversa.
No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse: 
-Força amigo, levanta daí senão será sacrificado!!!. 
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse: 
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar. 

Upa! Um, dois, três... 
No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse: 
- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos. 
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse: 
- Cara, é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai....fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!. 
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou: 
- Milagre!!! O cavalo melhorou, isso merece uma festa!Vamos matar o porco!. 

Pontos de Reflexão: Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe qual é o funcionário que realmente tem mérito pelo sucesso, ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam. 

SABER VIVER SEM SER RECONHECIDO É UMA ARTE ! 

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais o Titanic. 

PROCURE SER UMA PESSOA DE VALOR, AO INVÉS DE UMA PESSOA DE SUCESSO!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...